Como Prevenir Dores nas Articulações

O segredo para manter suas articulações saudáveis? Não se entregue à preguiça e faça uma mudança, sem necessariamente exagerar: um estudo publicado na revista Arthritis Care & Research , realizado em mais de 1600 voluntários com mais de 49 anos que sofriam de dor e rigidez articular nos membros inferiores, mostrou que 45 minutos são suficientes de atividade física por semana (como uma caminhada rápida) para aumentar em 80% a probabilidade de preservar e melhorar a função motora; uma taxa de treinamento mais baixa e ainda mais realista em comparação aos 150 minutos por semana sugeridos pelas diretrizes dos EUA.

E é uma sugestão que pode interessar a muitos: de acordo com os dados fornecidos pelo miodottore.it , um site especializado em reservas on-line de consultas médicas, a artrose é a segunda mais procurada pelos italianos no portal, precedida apenas pela menopausa.

É devido aos anos que passam, é claro, mas também a fatores constitucionais , como um arco plano demais que desequilibra a estrutura do corpo; ou acima do peso , inimigo número um dos joelhos.

Mudar para o contra-ataque, no entanto, é possível. Aqui estão os segredos para prevenir distúrbios e, possivelmente, as técnicas de intervenção mais confiáveis.

Tendinite e bursite

Mova o mouse por horas, corra de sapatos com solados inadequados ou treine exageradamente: todas as atividades que exigem a execução de movimentos repetitivos , capazes de sujeitar as articulações a microtraumas prejudiciais aos tendões, que consequentemente ficam inflamados.

O resultado: “Essa situação desencadeia tendinite, muitas vezes complicada pela bursite, a inflamação de pequenos sacos cheios de líquido que protegem a articulação”, explica a Dra. Lara Castagnetti , especialista em medicina física e de reabilitação no Instituto Humanitas di Rozzano (Milão).

Lembrando que se você está sofrendo de dores articulares, a melhor opção é fazer o uso do Flex Caps que é um suplemento natural para prevenir e combater as dores articulares.

Se o pulso é afetado , a dor se torna mais aguda quando você flexiona a articulação ou estica o polegar para fora; quando, por outro lado, o isquiotibial (chamado patelar) sofre , você sente uma dor intensa na parte da frente da articulação; no caso do tendão de Aquiles (que conecta os músculos da panturrilha ao calcanhar), o problema está localizado logo acima do calcanhar. Finalmente, quando os tendões do ombro terminam no visor , dói quando você levanta o braço para cima e à noite.

Às vezes, porém, o quadro é mais matizado : a dor pode ser menos intensa, acompanhada de um aumento no volume do tendão: neste caso, estamos lidando com tendinose, que é o desgaste dessa estrutura da articulação que o expõe a uma maior risco de quebra.

Prevenção

“Se você pratica esportes que estimulam joelhos e tornozelos, como correr, você precisa usar sapatos com uma sola que garanta um bom amortecimento ” , sugere a Dra. Lara Castagnetti. “Além disso, é útil contar com um podólogo para avaliar se o arco plantar é muito plano, de modo a intervir com um suporte de arco personalizado “, continua o especialista.

Para proteger os tendões do pulso, ele aprende a manter uma posição correta na frente do monitor : «Mantenha o mouse o mais próximo possível do computador e manobre-o colocando o antebraço na mesa. Eventualmente, você pode se ajudar com um mouse pad , útil para apoiar o pulso e protegê-lo de microtraumas “, sugere o fisiatra.

Também é útil realizar exercícios específicos regularmente , chamados excêntricos , que estimulam um reforço muscular preciso e previnem tendinites nas áreas “em risco” do corpo: você pode aprendê- las com um personal trainer ou fisioterapeuta (com algumas sessões às custas do Serviço Nacional de Saúde) ) e depois realizá-los sozinhos.

Como intervir

Se, apesar dessas precauções, os tendões ficarem inflamados da mesma forma, mantenha a articulação em repouso por pelo menos 2-3 dias.

“Enquanto isso, você pode combater a dor com paracetamol (não mais que 1000 mg 2-3 vezes ao dia). Além disso, você pode aplicar pastilhas de gelo por 20 minutos, 3 vezes ao dia, e usar uma cinta, que permite à articulação evitar estresse desnecessário “, continua a Dra. Lara Castagnetti.

Se em 10 dias a situação não melhorar , marque uma visita do ortopedista ou do fisiatra: «O especialista, após uma ultra-sonografia, prescreverá um ciclo de aplicação de ondas de choque (3 sessões por semana, durante 21 dias), impulsos sonoros que ajudam a desinfetar e regenerar o tendão », continua o fisiatra.

Se o problema também for acompanhado de uma bursite, são utilizadas uma dúzia de sessões de terapia a laser , o que reduz a inflamação através de um feixe de luz bem calibrado.

«É necessário contar com o médico mesmo quando você suspeitar de uma tendinose : através de um ultrassom, o especialista confirmará se o tendão está desgastado. E, nesse caso, sugerirá exercícios específicos de ginástica e algumas sessões de ondas de choque, para reforçá-lo », especifica o especialista.

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